Redes Wi-Fi nos dão o luxo de poder acessar a internet de qualquer lugar, seja deitados no sofá ou em um café à beira-mar, mas como toda forma de conexão baseada em ondas de rádio elas são sujeitas a interferência, limites no alcance, problemas e hardware e, claro, falha humana.
Por isso elaboramos esse guia rápido, que mostra os problemas mais comuns com conexões Wi-Fi e como corrigí-los. Se você está sofrendo com sua rede Wi-Fi em casa ou no escritório, continue lendo para aprender como diagnosticar (e resolver) o problema.
Veja se o Wi-Fi está ligado
Verifique se a conexão Wi-Fi do seu celuar, notbook ou tablet está ligada. Caso tenha mais dispositivos funcionando normalmente, provavelmente o problema não estará na internet e sim o seu dispositivo, neste caso entre em contato com o suporte técnico do seu aparelho.
Reinicie seu computador (e talvez o roteador)
Se seu computador ainda não consegue se conectar, reinicie-o. Se subitamente nenhum computador consegue se conectar à rede e ela está sob seu controle (é sua rede doméstica, por exemplo), experimente também reiniciar o roteador e modem. Parece simples, mas a interface Wi-Fi de seu computador ou o software de seu roteador pode estar sofrendo com um problema temporário, e o “reboot” resolve. Para reiniciar corretamente seu roteador e modem desligue-os da tomada, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente (nunca aperte os botões dos aparelhos).
Mude o roteador de lugar
Se a dificuldade de conexão só acontece quando você está longe de seu roteador Wi-Fi, pode ser que você esteja no limite da zona de cobertura. A solução mais simples é comprar um roteador com um alcance maior, mas você pode tomar algumas medidas mais baratas antes disso. Primeiro, certifique-se de que as antenas estão bem presas ao roteador e apontando para cima. Depois, verifique se o roteador não está sendo bloqueado por grandes objetos ou paredes que podem fazer o sinal se degradar mais rapidamente do que normalmente deveria.
Para melhores resultados, coloque o roteador em um espaço aberto (como sobre uma mesinha), para que o sinal possa trafegar livremente. Se você ainda não consegue o alcance de que precisa, experimente mover o roteador e o modem para um local mais central em relação à área de cobertura.